Um Boeing B-17 Flying Fortress e uma aeronave P-63 Kingcobra colidiram no show aéreo Comemorative Air Force no Aeroporto Executivo de Dallas, nos EUA, neste sábado (12/11).
+ Antonov vai produzir novo exemplar do avião gigante An-225 Mriya
+ VÍDEO: Helicópteros Z-20, Z-10, Z-8L exibidos no Airshow China 2022
A Administração Federal de Aviação dos EUA confirmou que um Boeing B-17 e um Bell P-63 colidiram e caíram aproximadamente às 13h20, horário local, durante o show aéreo de sábado. De acordo com o site do programa, o show de 11, 12 e 13 de novembro de 2022 no Aeroporto Executivo de Dallas é o “Nation’s Premiere World War II Airshow”. Imediatamente após os relatos do acidente, o site oficial do programa estava fora do ar.
Com base em três vídeos que surgiram até agora nas redes sociais, parece que o P-63 Kingcobra se aproximou do B-17 pela traseira esquerda e impactou o bombardeiro de quatro motores aproximadamente no meio da fuselagem. O impacto cortou a cauda do B-17 e encheu o ar de detritos. Um vídeo mostra a parte dianteira do B-17, incluindo as asas, impactando o solo em uma grande explosão.
A Commemorative Air Force, é uma organização norte-americana dedicada à preservação da história da aviação, tem duas aeronaves B-17 em condições de voar. A aeronave baseada no Texas é o B-17G, “Texas Raiders”. Não se sabe se este é o B-17G envolvido na colisão no ar no sábado.
+ Suzuki lança nova naked de 800cc, veja fotos, vídeo e ficha técnica
+ Vídeo: Suzuki revela a nova V-Strom 800DE na Eicma em Milão
B-17 Flying Fortress
O B-17 Flying Fortress é avião bombardeiro quadrimotor construído pela Boeing, durante a Segunda Guerra Mundial, para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Era uma aeronave potente, de grande raio de ação, capaz de provocar grande destruição em alvos inimigos e com grande capacidade de autodefesa.
Bell P-63 Kingcobra
O Bell P-63 Kingcobra é um caça americano desenvolvido pela Bell Aircraft durante a Segunda Guerra Mundial . Baseado no anterior Bell P-39 Airacobra , o design do P-63 incorporou sugestões dos pilotos do P-39 e foi superior ao seu antecessor em praticamente todos os aspectos. O P-63 não foi aceito para uso em combate pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos . No entanto, foi usado durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Soviética.
Com informações do theaviationist